Thursday, September 06, 2007

mais uma farpa e acabou-se


Ainda há praias que não rimam com guita, nem com lixo, nem com centenas de pessoas. Os verdadeiros surfistas, sejam prós, paparucos, donos de escolas ou organizadores de eventos sabem disso. Os gananciosos traidores vendidos não. Foto- O team caveira conheceu a ponta ruiva no meio dos anos 90. Mais do que uma vez passámos lá dias seguidos e as únicas pessoas que viamos era a guarda fiscal, alguns pescas, e surfistas das antigas dos algarves (poucos). Entre uma onshorada gigantesca e outra, jogatana da bola no ex-paraiso num setembro qualquer dos anos 90. Bela foto Mada.

6 comments:

Niegà said...

Eu conhecei a ponta ruiva no ano 94 e ainda e a minha praia preferia do Algarve. Mais o lixo ja era presente!!!

Homem do Mar said...

Todos temos direito à indignação. A tua é totalmente legitima e qualquer pessoa que surfe por amor à arte tem o dever de se indignar com a situação actual. Se assim não for seremos todos uns "surf dudes" totalmente apáticos e amorfos.

A essência de surfar reside única e exclusivamente nas ondas e não nas marcas que as vendem como um produto banal e massificado.

Não deixes de te indignar...

pas said...

será que no contexto que andamos a falar, pode-se classificar como lixo 90 paparucos de 5 nacionalidades diferentes, entre 2 bandeiras impostas pelos donos das escolas !!! huummm

Pois eu vi tal cenário no inicio de agosto deste ano .. numa espadelazita que dei lá para o sul...
concerteza não jogariamos à bola se lá estivesse-mos outra vez...

Coffen said...

Hum que saudades...

Nesta mesma praia, uns 13 ou 14 anos depois desta foto vi um pseudo instrutor, monitor, professor ou o raio de nome que lhes dão que não sei qual é, vestido e com a água pelos tornozelos, (pois estava frio e ondas de meio metro) a mandar uns bitates para dentro de água porque estavam lá 6 ou 7 alunos cheios de frio a levar com umas espumas na cabeça, a tentarem deitar-se na prancha para remar... (talvez uma ajuda do “pseudo-qualquer-coisa” desse jeito, mas não... estava muito frio) ...desculpem a ter aulas de surf (bem pagas presumo!), quando de repente a atenção do “pseudo-qualquer-coisa” se virou para uma garrafa de água de plástico que lhe batia presistentemente nos pés, mas como estava muito frio e a aula estava a ser muito desgastante deu-lhe um pontapé para o lado, mas a garrafa voltou a insistir, e desta vez deu-lhe de calcanhar, mas à terceira (eu até pensei que desta vez seria um “pontapé de bicicleta”) a garrafa venceu-o.
Acham que ele pegou na garrafa para a levar ao lixo quando a cansativa aula de surf acabasse?
NÃO!!! Parece impossivel, mas o “pseudo-qualquer-coisa” deu uns passos PARA O LADO e deixou a garrafa seguir caminho para Marrocos...

Felizmente eu sei que estes monitores não são todos iguais, pois também já assisti a alguns que considero excelentes, mas enquanto houver estes "pseudo-qualquer-coisa", andamos PARA O LADO e não para a frente.

Aos excelentes os meus parabéns, pois é um trabalho que exige muita responsabilidade e dedicação, aos "pseudo-qualquer-coisa" por favor... DESAPARECAM!!!!

PS: Dessa vez acho que apareceu lá o Stéphane Peterhansel a conduzir um Fiatodo-terreno-Uno que lavrava calhau de dez quilos a tentar subir aquela derradeia “estrada”...

Abraço!
L.P.

Ruivo com Ponta said...

A Ponta Ruiva continua a ser a praia mais charmosa de Portugal.
Infelizmente foi descoberta por algumas pessoas que não a respeitam como ela merece, mas ainda assim, fico feliz que no meio de tantos inconscientes, haja algumas pessoas que tenham o prazer de usufruir o verdadeiro prazer que é estar naquele paraíso que já foi perdido.

choco said...

Como qualquer surfista Algarvio, conheço a Ponta ruiva desde os anos 90, ate hoje continua a ser o meu spot favorito em Sagres, mas desde que la vou sofro com a porcaria que la fazem e lixo que deitam , ja nao chega o que o mar traz, devia haver campanhas nao so para a malta aprender a fazer surf(como a cena do tonel)mas tambem para aprender a respeitar a natureza e o nosso mar....o surf nao é so agarrar na tabua e andar armado em cromo e betinho ou menino bonito, é mais do que isso e nem preciso dizer o quê..para bom surfista meia palavra basta..continua a luta amigo...